A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, mais conhecida como Conferência de Estocolmo, realizada entre 5 a 16 de junho de 1972, reuniu mais de 110 países, com o objetivo de buscar soluções globais para os problemas ambientais. Após o evento foi criado o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) com 26 artigos que tratam do desenvolvimento integrado e do planejamento racional da relação entre o homem e o meio ambiente. O evento foi um marco para o ambientalismo global, e a partir de então se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 05 de junho. Muitas organizações aproveitam o período para promover a Semana do Meio Ambiente fomentando ações ecológicas em comunidades, escolas, entre funcionários, etc.
A calendarização de datas relevantes para o contexto organizacional, representa uma oportunidade de aproximação com os diferentes públicos de interesse da empresa. Organizar ações de comunicação dirigidas a públicos específicos das instituições é um dos aspectos mais interessantes. As ações incluem desde envio de correspondência, promoções e até mesmo uma premiação destacando projetos ou profissionais. A seguir você verá alguns exemplos simples, mas o que conta é a criatividade do profissional de comunicação para identificar em qualquer data comemorativa uma oportunidade de criar uma campanha de comunicação exclusiva. Na maioria dos casos, a escolha dos públicos-alvo da campanha, fica a critério do comunicador pois as datas não especificam o ramo de atividade. O calendário sugerido refere-se a datas ecológicas, porém ressalto que a criatividade do comunicador conta muito para a elaboração de projetos e nada impede que se comemore, por exemplo, o Dia da Saudade (30 de janeiro) de uma maneira ecológica. A data pode ser aproveitada para resgatar e valorizar a memória da comunidade. Dessa forma é possível fazer uma campanha com relatos de antigos moradores, destacando os aspectos ambientais da região e divulgá-los entre os mais jovens para que ao aprenderem mais sobre a região em que vivem passem a valorizar o meio ambiente no qual estão inseridos, Calendário básico sugerido:
JANEIRO
11 - Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos
MARÇO
21 - O Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta, Início do Outono.
22 - Dia Mundial da Água
ABRIL
15 - Dia Nacional da Conservação do Solo
28 – Dia da Caatinga
22 - Dia Mundial da Terra
MAIO
03 - Dia do Solo, Dia do Pau-Brasil
05 – Dia Mundial do Campo
08 - Dia Mundial das Aves Migratórias
22 - Dia Internacional da Biodiversidade
27 - Dia Nacional da Floresta Atlântica
JUNHO
05 - Dia Mundial do Meio Ambiente e Ecologia
08 – Dia Mundial dos Oceanos
17 - Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca
21 – Início do Inverno
JULHO
17 - Dia de Proteção às Florestas
AGOSTO
09 - Dia Interamericano de Qualidade do Ar
11 - Dia da Consciência Nacional
14 - Dia do Combate a Poluição
SETEMBRO
05 - Dia da Amazônia
11 - Dia do Cerrado
16 - Dia Internacional para a Prevenção de Desastres Naturais
18 - Dia Mundial de Limpeza do Litoral
19 - Dia Mundial pela Limpeza da Água
16 - Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio
21 - Dia da Árvore
22 - Dia da Defesa da Fauna, Dia da Jornada “Na Cidade Sem Meu Carro”
23 – Início da Primavera
OUTUBRO
A calendarização de datas relevantes para o contexto organizacional, representa uma oportunidade de aproximação com os diferentes públicos de interesse da empresa. Organizar ações de comunicação dirigidas a públicos específicos das instituições é um dos aspectos mais interessantes. As ações incluem desde envio de correspondência, promoções e até mesmo uma premiação destacando projetos ou profissionais. A seguir você verá alguns exemplos simples, mas o que conta é a criatividade do profissional de comunicação para identificar em qualquer data comemorativa uma oportunidade de criar uma campanha de comunicação exclusiva. Na maioria dos casos, a escolha dos públicos-alvo da campanha, fica a critério do comunicador pois as datas não especificam o ramo de atividade. O calendário sugerido refere-se a datas ecológicas, porém ressalto que a criatividade do comunicador conta muito para a elaboração de projetos e nada impede que se comemore, por exemplo, o Dia da Saudade (30 de janeiro) de uma maneira ecológica. A data pode ser aproveitada para resgatar e valorizar a memória da comunidade. Dessa forma é possível fazer uma campanha com relatos de antigos moradores, destacando os aspectos ambientais da região e divulgá-los entre os mais jovens para que ao aprenderem mais sobre a região em que vivem passem a valorizar o meio ambiente no qual estão inseridos, Calendário básico sugerido:
JANEIRO
11 - Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos
MARÇO
21 - O Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta, Início do Outono.
22 - Dia Mundial da Água
ABRIL
15 - Dia Nacional da Conservação do Solo
28 – Dia da Caatinga
22 - Dia Mundial da Terra
MAIO
03 - Dia do Solo, Dia do Pau-Brasil
05 – Dia Mundial do Campo
08 - Dia Mundial das Aves Migratórias
22 - Dia Internacional da Biodiversidade
27 - Dia Nacional da Floresta Atlântica
JUNHO
05 - Dia Mundial do Meio Ambiente e Ecologia
08 – Dia Mundial dos Oceanos
17 - Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca
21 – Início do Inverno
JULHO
17 - Dia de Proteção às Florestas
AGOSTO
09 - Dia Interamericano de Qualidade do Ar
11 - Dia da Consciência Nacional
14 - Dia do Combate a Poluição
SETEMBRO
05 - Dia da Amazônia
11 - Dia do Cerrado
16 - Dia Internacional para a Prevenção de Desastres Naturais
18 - Dia Mundial de Limpeza do Litoral
19 - Dia Mundial pela Limpeza da Água
16 - Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio
21 - Dia da Árvore
22 - Dia da Defesa da Fauna, Dia da Jornada “Na Cidade Sem Meu Carro”
23 – Início da Primavera
OUTUBRO
04 - Dia dos Animais. Dia da Natureza
05 - Dia das Aves
DEZEMBRO
21 – Início do Verão
29 – Dia Mundial da Biodiversidade
05 - Dia das Aves
DEZEMBRO
21 – Início do Verão
29 – Dia Mundial da Biodiversidade
Nos próximos exemplos de datas, as campanhas são elaboradas de acordo com os interesses da organização e as atividades relacionadas às suas ações, porém os públicos-alvo são determinados pelas datas comemorativas. Procure inovar, prêmios são eficazes, mas existem outras opções. No dia do índio, por exemplo, porque não promover um encontro entre empresários, grupos de escolares, funcionários e seus filhos etc numa comunidade indígena, propiciando aos índios um momento para ensinar e valorizar sua cultura. Os dois públicos, índios e os convidados, ganham com esta troca de experiência. Outro exemplo, no Dia do Fotógrafo é possível organizar uma exposição sobre o meio ambiente local com os fotógrafos da região, separando as imagens por categorias como fotografia jornalística, artística, amadora, etc.
Qualquer que seja a campanha, além de valorizar a imagem da instituição promotora, é fundamental valorizar o trabalho, ações, características dos públicos-alvo, é um fator motivacional para que eles se envolvam com as ações ecológicas. Confira mais datas:
JANEIRO
08 - Dia do Fotógrafo
FEVEREIRO
06 - Dia do Agente de Defesa Ambiental
MARÇO
01 - Dia Turismo Ecológico
14 - Dia Mundial de Luta dos Atingidos por Barragens
ABRIL
07 - Dia do Jornalismo
19 - Dia do Índio
MAIO
05 - Dia mundial da comunidade
13 -
25 - Dia do Trabalhador Rural, Dia da Indústria
29 - Dia do Geógrafo
30 - Dia do Geólogo
JUNHO
08 - Dia do Citricultor
23 - Dia do Lavrador
29 - Dia do Pescador
JULHO
12 - Dia do Engenheiro Florestal
13 - Dia do Engenheiro Sanitarista
28 - Dia do Agricultor
AGOSTO
15 - Dia do Fotógrafo
28 - Dia Nacional do Voluntariado.
SETEMBRO
03 - Dia do Biólogo
10 - Dia da Imprensa e do Jornalista
27 - Dia do Turismólogo
OUTUBRO
12 - Dia do Mar, Dia do Agrônomo
15 - Dia do Educador Ambiental
27 - Dia do Engenheiro Agrícola
28 - Dia do Funcionário Público
DEZEMBRO
10 - Dia da Imprensa e do Jornalista
27 - Dia do Turismólogo
OUTUBRO
12 - Dia do Mar, Dia do Agrônomo
15 - Dia do Educador Ambiental
27 - Dia do Engenheiro Agrícola
28 - Dia do Funcionário Público
DEZEMBRO
04 - Dia Mundial da Propaganda
11 - Dia do Agrônomo
15 - Dia do Jardineiro
14 - Dia do Engenheiro de Pesca
Espero que o calendário ajude a inspirar novas idéias e campanhas de comunicação inovadoras!
Até mais!
Juliana A. Clementi
11 - Dia do Agrônomo
15 - Dia do Jardineiro
14 - Dia do Engenheiro de Pesca
Espero que o calendário ajude a inspirar novas idéias e campanhas de comunicação inovadoras!
Até mais!
Juliana A. Clementi
Nenhum comentário:
Postar um comentário