3 de outubro de 2008

De volta ao Brasil.


Minha temporada de trabalho em cruzeiro marítimo encerrou em meados de junho, desde então, venho coletando informções atuais para retomar minhas postagens.
Atualmente residindo na ilha de Florianópolis em Santa Catarina, busco me integrar aos grupos de pesquisas e atividades ambientais locais. A Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC - tem sido essencial para isto, pois lá são promovidos eventos que abordam a temática ambiental. Desde que cheguei aqui participei de muitos deles, inclusive da reunião do conselho gestor da APA da Baleia Franca. Aos poucos trarei as informações mais relevantes que eu recolher neste meu processo de me interar do que vem acontecendo nestes últimos meses.

Tenho, também, novidades trazidas da minha viagem. O navio no qual trabalhei passou por diversos países, mas destacarei a Península Antártica e Alaska, devido ao enorme potencial para debater o tema.

Antes de iniciar as postagens sobre a viagem, ressalto dois dos eventos que presenciei na UFSC.

A Mostra “FICA na UFSC” de cinema ambiental. Realizada em agosto, com apoio da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC e da Agência Goiânia de Cultura Pedro Ludovico Teixeira, e dirigido por Leandro Belinaso Guimarães. O evento foi resultado da 10ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), realizado sempre no mês de junho em Goiás.
Os filmes que mais me chamaram a atenção foram:
· THE JUNGLE BEAT: batida na floresta (Adrian Cowell, Reino Unido / Brasil) – Documentário sobre a atividade madeireira x IBAMA de Mato Grosso, dando destaque para um funcionário chamado Valmir que tem enfrentado situações de risco para proteger o que é de todos nós.
· DELTA, OIL’S DIRTY BUSINESS (Yorgos Avgeropoulos – Grécia)– Documentário sobre a atividade petrolífera com enfoque nos prejuízos comunitários e ambientas de uma empresa que simplesmente ignorou estes aspectos negativos e a guerrilha resultante desta situação.
No mesmo período, destaco a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ecologia, que em mesa-redonda debateu o tema ´Ecologia e problemas ambientais`, tendo como palestrantes a procuradora da república em Santa Catarina Ana Lucia Hartmann, o professor da Unicamp Thomas Lewinsohn e o professor da UFSC Danilo Wilhelm Filho.
Dois assuntos levantados durante o evento referiam-se ao caráter cientifico das universidades, na metodologia de formação de profissionais da área, levando em consideração saídas de campo e produção cientifica. O outro assunto, abordou o licenciamento ambiental. De acordo com a procuradora "parte dos empresários do Estado quer simplesmente ocupar os espaços e construir sem nenhuma preocupação com o que está deixando para trás" (http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/conteudo_276709.shtml ).
A discussão foi alicerçada no equilíbrio entre o desenvolvimento e a conservação.
Na próxima postagem revelarei algumas informações a respeito da gestão ambiental na Península Antártica, o continente gelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário