30 de maio de 2009

Promoção da Cultural Local

Atualmente, esboço um projeto de pesquisa na área de sociologia, através do Núcleo Transdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento, da Universidade Federal de Santa Catarina, coordenado pelo professor Paulo Freire Vieira. Através do núcleo de pesquisa, também se busca desenvolver ações educomunicativas, incluindo a produção de um filme que será exibido no próximo evento do fórum, ainda sem data definida.

A partir da minha participação neste grupo multidisciplinar, composto por parcerias como a Epagri, o Rimisp e o Fórum da Agenda 21 de Ibiraquera, o Centro Comunitário de Ibiraquera, principalmente com a contribuição das lideranças locais como a Cidinha e o Sr. Anastácio, despertei para fenômenos essenciais no processo de conservação ambiental.

Destaco a promoção da cultura local. Não somente pelo que se verifica na prática, a teoria também indica que o fenômeno cultural é de extrema relevância no desenvolvimento das comunidades. Podemos ampliar isto aos objetivos de percepção ambiental e fortalecimento social.

De acordo com meu planejamento, teremos muitas oportunidades de compartilhar estas novas idéias que logo mais serão postas em prática. Hoje gostaria apenas de ilustrar com um evento que aconteceu no dia 18 de Abril. A Oficina Preparatória para o V Evento do Fórum da Agenda 21 de Ibiraquera: A riqueza, o canto e o encanto da nossa cultura.

Este encontro reafirmou o compromisso dos cidadãos do local, e o mais importante, de maneira eficiente. O resgate e o incentivo cultural aliado à disseminação e instrução de práticas ambientais, como coleta de água de chuva e ciclo de bananeiras apresentados neste evento, estimula a participação local e traz aos eventos ambientais um clima de superação de problemas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário