Dia 02 de dezembro, comemoramos o Dia Nacional das Relações Públicas. Neste texto reforçarei a atuação deste profissional, tanto para aqueles que o são quanto para os que têm interesse nas atividades de uma profissão que cada vez mais desponta no cenário organizacional das instituições.
O profissional de Relações Públicas planeja estratégias de comunicação, visando desenvolver o relacionamento das organizações com seus públicos interno e externo, estabelecendo diretrizes permanentes para a comunicação organizacional.
Trabalha em áreas como: planejamento comunicacional, pesquisas de opinião e clima organizacional, produção de peças gráficas, planejamento e execução de eventos, cerimonial e protocolo, gerenciamento da imagem empresarial, assessoria e consultoria comunicacional, consultoria política, programas de visita etc.
De acordo com Rodrigo Cogo, consultor e criador do site Mundo RP "É uma especialidade da Comunicação Social direcionada ao planejamento e gerenciamento de estratégias e táticas de informação, articulando instrumentos impressos, eletrônicos e relacionais com base na melhor adequação entre objetivo da mensagem, linguagem, audiência-alvo e meio de disseminação. Com isto, busca expandir esta consciência entre todos os agentes da organização-cliente e entre todos aqueles de suas relações cotidianas como condição para formação de marcas e idoneidades fortes e duradouras numa co-responsabilidade de empenho e satisfação".
Observa-se que projetos ambientais envolvem e necessitam da compreensão e colaboração de diversos públicos para cada ação a ser implantada. Por exemplo, a criação e manutenção de unidades de conservação, a implantação de projetos de produção limpa, a resposta a acidentes ambientais, etc. Nestes casos as ações de comunicação abrangem diversos públicos: a comunidade, os funcionários, os órgãos públicos, a imprensa, entre outros. “Relações Públicas é o intercâmbio de informações entre uma instituição (empresa, órgão de classe ou governamental) e sua clientela ou grupo social, destinado a estabelecer bom entendimento humano”. (Rone Amorim)
Como base no texto de João Evangelista Teixeira publicado pela Revista Estudos de Jornalismo e Relações Públicas, da Universidade Metodista de São Paulo (junho 2003), “[...] podemos também ser especialistas, principalmente em alguns campos de atuação em que as oportunidades de trabalho se multiplicam na medida em que nos encontramos preparados para somar os conhecimentos gerais da profissão às características específicas de cada setor. O estudo aprofundado de especialidades possibilita o afastamento dos aventureiros e dos oportunistas que, a todo momento, transformam avanços científicos em modismos que têm o único objetivo de sugar recursos financeiros de organizações incautas”
Qualquer que seja a especialidade que o profissional desejar seguir, ele deve estar comprometido e ciente das questões ambientais, pois ela se apresenta como um dos aspectos mais importantes para as organizações que pretendem sobreviver no mundo globalizado e cada vez mais competitivo. As empresas nacionais estão sendo atraídas pelos fundos de investimentos que só se aplicam em organizações que desenvolvem projetos de responsabilidade social e ambiental, chamados de “fundos éticos”. Quatro bancos já adotaram essa prática. “A Bovespa (São Paulo) é a quarta empresa brasileira a possuir um índice desse tipo: o de sustentabilidade empresarial” (REVISTA ISTO É, 19/04/2006, p. 20). A finalidade deste índice é oferecer ao mercado um indicador para as ações de empresas comprometidas socialmente.
Teixeira dá algumas dicas para o profissional que pretende especializar-se nesta área:
- Direcione seus estudos para o tema, formando uma biblioteca própria com autores de reconhecida competência no assunto [...] o profissional de relações públicas, especialista em meio ambiente, deverá estar preparado para conversar com o antropólogo, o engenheiro químico, o advogado, o administrador, o funcionário público, quando estiverem em jogo o planejamento e a administração da comunicação ambiental.
- Leitura sistemática dos periódicos especializados e das publicações que a mídia está a nos oferecer diariamente.
- Estudo de questões paralelas como as legais, biológicas, culturais e todas aquelas com as quais terão que se envolver no futuro.
- Dêem atenção especial as leis que regem as questões relacionadas ao meio ambiente.
- Direcione os trabalhos de dissertação e pesquisa para a questão ambiental, aplicando as teorias e as técnicas de cada disciplina.
- Freqüentem eventos que tenham como o tema central o meio ambiente
- Montem sua rede de relacionamentos incluindo fundações, empresas, ONG’s que se dedicam às questões ambientais.
- Tornem-se voluntários de alguma ONG que lhes de a oportunidade de aplicar na prática, seus estudos e pesquisas, mesmo que por suas múltiplas ocupações, sua dedicação à causa tenha que se limitar a apenas algumas horas.
Os passos acima indicados por Teixeira são essenciais para a especialização em meio ambiente.
Desde 2001, ano que ingressei na faculdade, até os dias atuais, muita coisa mudou e para melhor. Temos pela frente um longo caminho, mas nosso futuro é promissor. Então, seja qual for a área que o profissional de Relações Públicas pretenda seguir, desejo a todos muito sucesso com responsabilidade!
O profissional de Relações Públicas planeja estratégias de comunicação, visando desenvolver o relacionamento das organizações com seus públicos interno e externo, estabelecendo diretrizes permanentes para a comunicação organizacional.
Trabalha em áreas como: planejamento comunicacional, pesquisas de opinião e clima organizacional, produção de peças gráficas, planejamento e execução de eventos, cerimonial e protocolo, gerenciamento da imagem empresarial, assessoria e consultoria comunicacional, consultoria política, programas de visita etc.
De acordo com Rodrigo Cogo, consultor e criador do site Mundo RP "É uma especialidade da Comunicação Social direcionada ao planejamento e gerenciamento de estratégias e táticas de informação, articulando instrumentos impressos, eletrônicos e relacionais com base na melhor adequação entre objetivo da mensagem, linguagem, audiência-alvo e meio de disseminação. Com isto, busca expandir esta consciência entre todos os agentes da organização-cliente e entre todos aqueles de suas relações cotidianas como condição para formação de marcas e idoneidades fortes e duradouras numa co-responsabilidade de empenho e satisfação".
Observa-se que projetos ambientais envolvem e necessitam da compreensão e colaboração de diversos públicos para cada ação a ser implantada. Por exemplo, a criação e manutenção de unidades de conservação, a implantação de projetos de produção limpa, a resposta a acidentes ambientais, etc. Nestes casos as ações de comunicação abrangem diversos públicos: a comunidade, os funcionários, os órgãos públicos, a imprensa, entre outros. “Relações Públicas é o intercâmbio de informações entre uma instituição (empresa, órgão de classe ou governamental) e sua clientela ou grupo social, destinado a estabelecer bom entendimento humano”. (Rone Amorim)
Como base no texto de João Evangelista Teixeira publicado pela Revista Estudos de Jornalismo e Relações Públicas, da Universidade Metodista de São Paulo (junho 2003), “[...] podemos também ser especialistas, principalmente em alguns campos de atuação em que as oportunidades de trabalho se multiplicam na medida em que nos encontramos preparados para somar os conhecimentos gerais da profissão às características específicas de cada setor. O estudo aprofundado de especialidades possibilita o afastamento dos aventureiros e dos oportunistas que, a todo momento, transformam avanços científicos em modismos que têm o único objetivo de sugar recursos financeiros de organizações incautas”
Qualquer que seja a especialidade que o profissional desejar seguir, ele deve estar comprometido e ciente das questões ambientais, pois ela se apresenta como um dos aspectos mais importantes para as organizações que pretendem sobreviver no mundo globalizado e cada vez mais competitivo. As empresas nacionais estão sendo atraídas pelos fundos de investimentos que só se aplicam em organizações que desenvolvem projetos de responsabilidade social e ambiental, chamados de “fundos éticos”. Quatro bancos já adotaram essa prática. “A Bovespa (São Paulo) é a quarta empresa brasileira a possuir um índice desse tipo: o de sustentabilidade empresarial” (REVISTA ISTO É, 19/04/2006, p. 20). A finalidade deste índice é oferecer ao mercado um indicador para as ações de empresas comprometidas socialmente.
Teixeira dá algumas dicas para o profissional que pretende especializar-se nesta área:
- Direcione seus estudos para o tema, formando uma biblioteca própria com autores de reconhecida competência no assunto [...] o profissional de relações públicas, especialista em meio ambiente, deverá estar preparado para conversar com o antropólogo, o engenheiro químico, o advogado, o administrador, o funcionário público, quando estiverem em jogo o planejamento e a administração da comunicação ambiental.
- Leitura sistemática dos periódicos especializados e das publicações que a mídia está a nos oferecer diariamente.
- Estudo de questões paralelas como as legais, biológicas, culturais e todas aquelas com as quais terão que se envolver no futuro.
- Dêem atenção especial as leis que regem as questões relacionadas ao meio ambiente.
- Direcione os trabalhos de dissertação e pesquisa para a questão ambiental, aplicando as teorias e as técnicas de cada disciplina.
- Freqüentem eventos que tenham como o tema central o meio ambiente
- Montem sua rede de relacionamentos incluindo fundações, empresas, ONG’s que se dedicam às questões ambientais.
- Tornem-se voluntários de alguma ONG que lhes de a oportunidade de aplicar na prática, seus estudos e pesquisas, mesmo que por suas múltiplas ocupações, sua dedicação à causa tenha que se limitar a apenas algumas horas.
Os passos acima indicados por Teixeira são essenciais para a especialização em meio ambiente.
Desde 2001, ano que ingressei na faculdade, até os dias atuais, muita coisa mudou e para melhor. Temos pela frente um longo caminho, mas nosso futuro é promissor. Então, seja qual for a área que o profissional de Relações Públicas pretenda seguir, desejo a todos muito sucesso com responsabilidade!
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