25 de abril de 2007

Planeta Terra


No último dia 22 comemorou-se o Dia da Terra. Criado em 1970 pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson, apenas a partir de 1990 outros países passaram a celebrar a data. Em homenagem a este dia, nesta postagem extraí trechos comoventes do documentário “Uma Verdade Inconveniente” do ex vice-presidente dos EUA, Al Gore.

“Em 3 de abril de 1989, meu filho se soltou da minha mão e correu atrás de um amigo que atravessou a rua, ele tinha 6 anos. Uma máquina ficou respirando por ele, nós podíamos perdê-lo, até que finalmente conseguiu respirar, ficamos no hospital por um mês. Foi quase como se olhássemos para o calendário e nada mais importava, tudo parecia insignificante. Ele era muito corajoso, era um menino muito corajoso. Isso virou meu mundo de cabeça para baixo e depois o sacudiu ate cair tudo. Minha relação com o mundo, tudo mudou para mim. Como ia passar meu tempo nessa terra? Eu realmente me esforcei, tentei saber mais profundamente sobre isso. Fui para Antártida, Pólo Sul, Pólo Norte, Amazonas. Fui a lugares onde os cientistas podiam me ajudar a entender partes da questão que realmente não entendia a fundo. A possibilidade de perder o que eu tinha de mais precioso me deu uma habilidade que talvez eu não tivesse antes. E quando percebi também que realmente podíamos perder a Terra. Aquilo que damos por certo pode não estar aqui para nossos filhos [...]
Até resolvemos uma crise ambiental antes, o buraco na camada de ozônio. Diziam que era impossível resolver porque era um desafio ambiental global que requer a cooperação de todas as nações do mundo, mas nós aceitamos [...] agora temos que usar nossos procedimento políticos na democracia e decidirmos agir juntos para resolvermos esses problemas, temos que ter uma perspectiva diferente sobre este. Ele é diferente dos problemas que já enfrentamos [...].
É o nosso único lar, é isso que está em risco, a nossa capacidade de vivermos no planeta terra, de termos um futuro como civilização, acredito que isso seja uma questão moral, é hora de vocês assumirem essa questão, é hora de lutarmos novamente para asseguramos nosso futuro.
As gerações futuras poderão ter a chance de se perguntar: Em que nossos pais estavam pensando? Por que não acordaram quando tinham a chance? Temos que ouvir essas pergunta deles agora.
Estão prontos para mudar o modo como vocês vivem? A crise climática pode ser resolvida.
Para começar entrem no
www.climatecrisis.net. Você pode reduzir suas emissões de carbono, na verdade você pode reduzir suas emissões de carbono à zero.
Compre aparelhos eficientes e lâmpadas, ajuste o termostato, poupe energia com aquecimento de refrigeração, climatize sua casa, utilize isolamento térmico, avalie, recicle. Se puder compre um carro híbrido, sempre que puder ande e use a bicicleta, onde puder use o transporte público. Peça que seus pais não destruam o mundo que você vai viver, se for pai junte-se a seus filhos para salvar o mundo em que viverão. Passe a usar fonte de energia renovável, veja se sua companhia elétrica utiliza energia verde, se não oferece pergunte porquê. Eleja líderes que prometam resolver essa crise, escreva ao congresso, se não ouvirem concorra ao congresso. Plante árvores, muitas árvores, faça palestras na sua comunidade, ligue para as rádios, e escreva para os jornais, insista para que os EUA restringirem as emissões de carbono e une-se para parar com o aquecimento global. Reduza a nossa dependência de petróleo estrangeiro, incentive as lavouras que produzam álcool, aumente o controle de combustíveis e baixe as emissões dos automóveis. Se você acredita em oração reze para que as pessoas encontrem força para mudar. Como diz o provérbio africano: enquanto reza vá fazendo.
Encoraje a todos que conhecem para ver esse filme. Aprenda o máximo que puder sobre crise climática e depois ponha seu conhecimento em prática.”

Vale a pena assistir esta esclarecedora apresentação sobre o que está acontecendo com nosso planeta Terra e refletir sobre como você pode ajudar a salvá-lo profissionalmente e pessoalmente. Quem quiser também pode conferir um trecho do filme acessando
http://www.youtube.com/watch?v=h0V0x3HWUfE&mode=related&search.

Juliana A. Clementi

Nenhum comentário:

Postar um comentário