3 de novembro de 2006

Apresentação

Meu nome é Juliana Augusto Clementi, me formei em Relações Públicas em junho de 2006.
Esta página tem a finalidade de difundir a profissão e suas contribuições para projetos ambientais dentro de empresas e ONG's.

Notei a importância de uma divulgação da profissão de RP para os profissionais que trabalham com a área ambiental quando escrevi a monografia "Atividades de Relações Públicas na implantação do ISO 14000 em organizações empresariais" . Foi uma oportunidade de estar em contato com estes profissionais, e durante as conversas notei dois pontos em comum:
1 ° Os resultados finais dos projetos de conservação ambiental dependem, e muito, das pessoas envolvidas, seja comunidade, funcionários, governo etc.
2° Poucos lembram de contratar um profissional especializado em comunicação e meio ambiente para tratar da parte de relacionamento com os públicos envolvidos nestes projetos, porém afirmam que esta seria a estratégia adequada para alcançar as metas traçadas.
Mas porque há poucos profissionais de Relações Públicas envolvidos diretamente com estes projetos?
No decorrer das postagens vocês vão notar que as perguntas são muitas. Meu objetivo principal é despertar os visitantes sobre questões fundamentais, e quem sabe até poder debatê-las para que se aproxime de uma resposta democrática. Meu objetivo também é informar sobre questões que considero relevantes neste contexto. Para isto aceito, e agradeço, sugestões de pauta e informações ambientais. O email para contato é rpambiental@gmail.com.
Mas por que eu resolvi trabalhar nesta área e criar este site?
Ainda sou muito questionada sobre o que Relações Públicas teria a ver com meio ambiente, e mais especificadamente, o que teria a ver com ISO 14000. Espero estar sempre respondendo e reafirmando as respostas mediante aos temas divulgados aqui, mas o mais importante: TEM TUDO A VER. Chegamos a um estágio, que a nível global, é simplesmente impossível ignorar ou negar a urgência de conservarmos a natureza, não apenas por garantir a sobrevivência da espécie humana, mas por entender e aceitar que dependemos da natureza, assim como ela depende da gente, e se você parar para prestar atenção esta importância esta cada vez mais presente no dia-a-dia. Quantas matérias de revistas, jornais impressos e televisivos você tem visto que falam sobre a devastação ambiental?
Outra razão foi porque comprovei, por meio da pesquisa para o desenvolvimento da minha monografia, é que a atuação do profissional de Relações Públicas em projetos ou normas ambientais é muito importante e POR ENQUANTO pouco aproveitada. De acordo com Antonio Carlos Lago, Assessor de Relações Públicas do IBAMA, Jornalista e Coordenador do Grupo de Amigos da ABRP/DF "as áreas ambiental e social continuam sendo espaços que precisam ser explorados pelos profissionais e estudantes de relações públicas" (http://www.abrp.com.br/artigosabrp.htm). Lago ressalta que

"Para que as atividades de comunicação e meio ambiente possam ser exercidas como funções estratégicas nos negócios das instituições, é necessário que sejam reconhecidas pelos níveis de suas estruturas organizacionais, prioritariamente:

  • Pela alta administração, responsável pela definição das estratégias voltadas para os interesses dos governos, acionistas, parceiros e da sociedade;
  • Pelos especialistas, que oferecem seus serviços, negociam com os mercados e atendem os segmentos de públicos de interesse das empresas;
  • Pelo nível institucional, que envolve principalmente os profissionais de comunicação encarregados de estabelecer o posicionamento público das organizações e suas políticas internas e externas. "
Confesso... fiquei aliviada com as informações que colhi até agora, talvez esta seja mais uma razão por ter criado este blog, quero compartilhá-las vocês, relações públicas, profissionais de gestão ambiental ou de projetos de conservação ambiental e todos os demais interessados em contribuir com a conservação da natureza!
Por fim, digo e incentivo todos que desejem ou trabalhem com projetos sócio-ambientais, pois é muito bom quando você descobre que a sua profissão pode colaborar com uma sociedade melhor!

2 comentários:

  1. Olá Juliana
    adorei seu blog e gostaria muito de ler sua monografia, mas o link está desativado.
    É possível me enviá-la?
    Agradeço desde já e sucesso no navio!
    abraços
    Anita Campos

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Juliana

    Bem, sou aluna de RP da UFAM e tenho alguns temas em mente enão sei qual deles poderia trabalhar:o primeiro seria com deficientes,outro seria trabalhar com um parque ambiental chamado Sumaumá.Gostaria de ler seua monografia pra ver se tenho uma luz.

    Grata,

    Liliane Cavalcante

    ResponderExcluir