27 de novembro de 2006

Dicas de Leitura

A gestão ambiental é multidisciplinar e por esta razão existem publicações com diferentes enfoques. É importante que os profissionais desta área conheçam as inúmeras implicações ambientais dentro das organizações.

Um passo importante para os iniciantes é entender como funciona a comunicação dentro dos sistemas de gestão ambiental. Para isto, indico o livro Estratégia e Implantação de Sistema de Gestão Ambiental – Modelo ISO 14000, Editora Desenvolvimento Gerencial, da consultora em meio ambiente, Maria Suely Moreira. No item 4.4.3 Comunicação, a autora esclarece alguns aspectos entre a norma e as ações de comunicação exigidas por ela, e encerra com exemplos reais de extrema utilidade.

Em todos os projetos ambientais, o direito ambiental define grande parte das ações, com base nas obrigatoriedades estipuladas pela lei. Sugiro a leitura do capítulo VI da Constituição Brasileira para a introdução de um aprendizado. Compreender outras implicações legais dentro das atividades de conservação e preservação ambiental acrescenta um diferencial ao profissional.

A revista Meio Ambiente Industrial é uma verdadeira fonte de informações. Sua publicação é bimestral e destaca as ações ambientais de empresas de diversos segmentos. Além disso, discute e esclarece as questões mais atuais.

A busca por informações ambientais é incessante. Existe uma enorme quantidade de livros e artigos publicados e outros inúmeros sendo lançados. Interar-se de tantos aspectos é um trabalho árduo, mas acredito que o profissional ambiental deve buscar estas informações, pois quanto mais se envolver com a área do meio ambiente, é certo que suas dúvidas e necessidades apontarão as informações relevantes e corretas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário