O conceito de Produção mais Limpa possui três vertentes: a econômica, a ambiental e a tecnológica, com a finalidade de aumentar a eficiência das matérias-primas buscando a não geração de resíduos e poluentes. A implementação de ações de P + L é uma estratégia de competitividade que também permitiu aos pequenos e médios negócios a inserção da questão ambiental na sua rotina.
Algumas vantagens da aplicação de sua metodologia são: redução de custos; melhoria do processo produtivo; melhoria do sistema de gestão ambiental; responsabilidade socioambiental; e diminuição do consumo de energia.
Dentro deste contexto, é preciso reforçar que a implantação de estratégias em meio ambiente nem sempre significam altos investimentos financeiros em tecnologia, muitas vezes as ações compreendem um aproveitamento mais amplo das tecnologias já existentes na organização. Por exemplo, a DeMillus, que com uma alteração em uma de suas máquinas de corte de tecido, passou a economizar cerca de 500 mil de reais por ano. Com isso, aproximadamente 99% das empresas tem um ganho não só na questão ambiental, também na econômica.
Outro aspecto relevante dentro da P + L é a continuidade dos procedimentos adotados, por esta razão deve-se motivar a análise constante das ações a fim de obter mais resultados efetivos ao longo de sua aplicação.
Segundo o engenheiro Duvivier Guethi Jr. (REVISTA MEIO AMBIENTE INDUSTRIAL, ANO X, ed. 57 p. 63) a Produção mais Limpa é uma ferramenta que dá resultados e pode ser quantificada, uma vez que é uma metodologia simples, que não abraça a empresa inteira de uma vez. Como as ações são focadas por área, o comunicador responsável deve elaborar seus projetos de maneira específica. Neste caso, é indicado que trabalhe com projeto/área, e só depois a nível organizacional, garantindo que os aspectos pertinentes a cada área e função envolvidos sejam levados em consideração nos projetos de comunicação.
Algumas vantagens da aplicação de sua metodologia são: redução de custos; melhoria do processo produtivo; melhoria do sistema de gestão ambiental; responsabilidade socioambiental; e diminuição do consumo de energia.
Dentro deste contexto, é preciso reforçar que a implantação de estratégias em meio ambiente nem sempre significam altos investimentos financeiros em tecnologia, muitas vezes as ações compreendem um aproveitamento mais amplo das tecnologias já existentes na organização. Por exemplo, a DeMillus, que com uma alteração em uma de suas máquinas de corte de tecido, passou a economizar cerca de 500 mil de reais por ano. Com isso, aproximadamente 99% das empresas tem um ganho não só na questão ambiental, também na econômica.
Outro aspecto relevante dentro da P + L é a continuidade dos procedimentos adotados, por esta razão deve-se motivar a análise constante das ações a fim de obter mais resultados efetivos ao longo de sua aplicação.
Segundo o engenheiro Duvivier Guethi Jr. (REVISTA MEIO AMBIENTE INDUSTRIAL, ANO X, ed. 57 p. 63) a Produção mais Limpa é uma ferramenta que dá resultados e pode ser quantificada, uma vez que é uma metodologia simples, que não abraça a empresa inteira de uma vez. Como as ações são focadas por área, o comunicador responsável deve elaborar seus projetos de maneira específica. Neste caso, é indicado que trabalhe com projeto/área, e só depois a nível organizacional, garantindo que os aspectos pertinentes a cada área e função envolvidos sejam levados em consideração nos projetos de comunicação.
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