14 de novembro de 2006

“É cada vez mais importante que as empresas se preocupem com a comunicação ambiental”


Com essa frase, Fernando Altino, consultor em meio ambiente , encerrou o painel sobre Gerenciamento de Riscos na Indústria, durante o VIII Seminário Internacional de Meio Ambiente Industrial em São Paulo, no dia 10 de novembro. O evento contou com a participação de diversos profissionais da área, que debateram temas relevantes, como por exemplo: Créditos de Carbono; Sistemas de Gestão Integrados; Indicadores de Sustentabilidade; Ciclo de Vida dos Produtos; Produção mais Limpa etc.
Nos painéis ficou clara a importância da comunicação ambiental como facilitadora para promover a integração entre equipes, que devem ser multidisciplinares. A implantação de projetos sócio-ambientais afeta a rotina da organização e é preciso auxiliar este processo para evitar falhas na comunicação.
De acordo com Alessandra Costa, da DaimlerChrysler, empresa que possui 14.000 pessoas envolvidas no processo de produção mais limpa, incluindo funcionários, fornecedores e parcerias, “não existe uma metodologia de prateleira que pode ser aplicada nas organizações, mas é fundamental adaptar as estratégias às metas e à realidade de cada empresa para que seja aplicada da melhor forma possível”. Guilherme Heinz, também da DaimlerChrysler, ressaltou que a coleta seletiva é uma forma muito eficaz de envolver as pessoas da organização, pois os treinamentos têm um grande efeito na conscientização.
No painel Responsabilidade Social Corporativa, Débora Seefelder, da ICF Consultoria do Brasil, destacou o desenvolvimento do plano de relacionamento com a comunidade, sendo uma estratégia para alcançar e manter a imagem empresarial positiva, adequando os projetos de acordo com as necessidades e as expectativas das empresas e da comunidade.
Outros aspectos destacados no seminário foram:

- Todos os envolvidos devem estar comprometidos com os procedimentos e instruções;
- Os danos que um acidente ambiental pode causar à imagem da instituição podem ser irreversíveis;
- As ações sócio-ambientais são uma estratégia de competitividade e na maioria dos casos as organizações tem também ganho econômico;
- O setor público deveria dar mais incentivo fiscal para projetos sócio-ambientais e criar leis que auxiliem sua implantação dentro das organizações.

A VIII Feria Internacional do Meio Ambiente Industrial, aconteceu concomitante ao seminário. Expositores de diversos segmentos apresentaram seus produtos, entre eles:

  • ALFAMEC Comércio de Equipamentos de Saneamento Ambiental, que levou alguns equipamentos para demonstrar como eles funcionam;
  • Tropical Flora reflorestadora de madeira nobres e nativas;
  • Moinho Brasil e outras empresas que produzem brindes e produtos artesanais com materiais reciclados;
  • algumas instituições que oferecem curso de especialização e de pós-graduação, como exemplo a faculdade SENAI de São Paulo;
  • Banco Real que possui uma linha de financiamentos sócio-ambientais para pessoas e empresas que buscam preservar a natureza, estimulando o uso de aquecedor solar e o desenvolvimento de programas de reciclagem;
  • Instituto 4R que realiza projetos de conscientização sócio-ambiental e também consultoria na área de gerenciamento de resíduos, tecnologias limpas etc.;
  • Havia ONG’s expondo seus projetos de Educação Ambiental e outros inovadores como o de coleta de óleo caseiro transformado em sabão e garrafa pet transformada em camiseta, da OSCIP Ação Triângulo;
  • Muitas outras empresas nacionais e multinacionais presentes estavam divulgando seus projetos de engenharia, como a Geasanevita; de consultoria ambiental, por exemplo, a APS Associados; de transportes de resíduos, entre outras, a Suatrans e de gerenciamento de resíduos, como a Kapersul.

É importante destacar que a maioria dos stands era totalmente feita com materiais ecológicos, como as mesas de fibra de coco, os cartões de visita e folders com papel reciclado etc.

Não poderia deixar de citar a Revista Meio Ambiente Industrial e a Ambiente Press que juntas organizaram esse magnífico evento.

Gostaria de agradecer em especial ao Carlos Eduardo e a Cláudia Rago, pela atenção e a oportunidade que me deram de estar num evento com organizações, projetos e temas tão importantes. Parabéns pelo evento!

As próximas postagens trarão mais informações que colhi neste evento. Duas atualíssimas dentro das organizações: produção limpa e comunicação no gerenciamento de riscos. Não percam!

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa lindona! é de RPs como vc que SC precisa!
    Adoro-te!
    beijoss

    ResponderExcluir